Contato: 3214-5400 | contato@paineira.eng.br

Saneamento e o impacto ambiental

Os cuidados com o meio ambiente têm se tornado cada vez mais importantes na execução de qualquer iniciativa. Porém, o descuido com o saneamento básico está entre os maiores problemas ambientais do Brasil. A Paineira Engenharia é comprometida com a natureza e oferece obras de saneamento para solucionar impactos ambientais.

Segundo avaliação da Universidade de Brasília (UnB), a falta de saneamento básico causa mais impacto ambiental negativo ao Brasil do que o desmatamento ou a execução de projetos para a obtenção de energia. Enchentes do Rio Negro, no Amazonas, são exemplos do que a falta de coleta e destinação adequada dos detritos sólidos podem provocar: um evento natural foi agravado pelo lixo.

Pelos números do Ministério das Cidades, de 2009, menos de 40% do esgoto coletado recebe tratamento. Segundo o Plano Nacional do Saneamento Básico (PLANSAB), para tratar a água e os esgotos são necessários R$ 270 bilhões em obras pelo país.

Os esgotos domésticos contêm apenas 0,1% de sólidos, mas é devido essa fração que ocorrem os problemas de poluição de água quando não se há tratamento do esgoto. E quem mais sofre com isso são os rios de todo o país, que têm sido apenas meios de transportes de dejetos e destroços da população.

O ranking do Saneamento (SNIS) de 2011 revela que 3.500 piscinas olímpicas de esgoto são despejadas em rios, mares e cursos d’água, apenas pelas 100 maiores cidades brasileiras. A região Norte, que abriga a maior bacia hidrográfica e floresta do mundo, é a que mais sofre com a falta destes serviços, segundo resultados do Censo 2010.

Quem preocupa

Atualmente, a consciência ecológica e a preocupação com a qualidade de vida atual e das próximas gerações é um cuidado não só da sociedade, mas das empresas também. O fator ambiental tem ditado os grandes projetos. O saneamento básico executado por empresas, como exemplo, não é mais apenas uma concepção clássica, ela tem abordagem ambiental, que visa promover a saúde do homem e da natureza.

E Minas Gerais, diferente de outras regiões, conta com uma parceria de qualidade: Paineira Engenharia e Copasa. As duas empresas, em conjunto, oferecem execução completa nos serviços de rede coletora de esgoto e estação de tratamento, atuando com eficiência e sustentabilidade, sem prejudicar o meio ambiente.

Clique aqui e conheça um pouco sobre as obras de saneamento básico executados com rapidez e eficiência da Paineira Engenharia