Contato: 3214-5400 | contato@paineira.eng.br

Responsabilidade Social - Paineira Engenharia

Responsabilidade Social – Paineira Engenharia

Ética e Sustentabilidade Paineira Engenharia

Responsabilidade Social: Desenvolvimento sustentável na criação
de obras que preservam o meio ambiente

Os avanços da tecnologia e o envolvimento da Engenharia Civil com estudos e ações socialmente responsáveis são essenciais para promover a melhoria da qualidade de vida da sociedade e contribuir para preservação ambiental.

A Paineira se tornou empresa cidadã participando diretamente dos projetos da Fundação Rotária da ABTRF (Associação Brasileira The Rotary Foundation) através de doações para projetos que englobam as seguintes áreas no Brasil e no mundo: Paz, prevenção e resolução de conflitos, Prevenção e tratamento de doenças, Recursos Hídricos e Saneamento, Saúde Materno Infantil, Educação Básica e alfabetização e Desenvolvimento econômico.

selo_rotary

Razões para escolher uma empresa sustentável:

responsabilidadesocial-paineira

  • Contribuem para a redução dos impactos ambientais nas obras;
  • Realiza a interface entre o empreendedor e os órgãos ambientais;
  • Garantem a viabilidade e sustentabilidade dos empreendimentos;
  • Orientam os clientes sobre o processo de obtenção das licenças ambientais;
  • Possuem profissionais que incorporam tecnologias inovadoras para construção das obras;
  • Elaboram projetos adaptados para as realidades de cada situação, proporcionando resultados econômicos, sociais e ambientais positivos.

Quais os caminhos trilhados pela engenharia civil para encontrar a responsabilidade social?

historia-responsabilidade

Década de 1970:

No Brasil até o final da década de 1970, a construção civil perseguia a eficiência, no desenho de projetos, na aplicação dos materiais, nas horas utilizadas pela mão de obra e na utilização das máquinas. A busca pela otimização do custo e prazo estava relacionado a satisfação dos interesses do construtor.

Entre os anos de 1980 e 1990:

Esse período é marcado pela demanda de crescimento da competitividade no setor e pelo aporte do código do consumidor. A partir disso, a engenharia civil adotou novas práticas e ferramentas gerenciais. Para melhoria do desempenho no planejamento, controle das atividades e aumento do padrão de qualidade dos serviços e produtos, a engenharia civil atuou nessa época com a flexibilização dos projetos, o treinamento de mão de obra, a manutenção preventiva das máquinas e a componentização de materiais.

2000 até os dias atuais:

No começo dos anos 2000, o usuário-cliente foi inserido no processo e estimulou a necessidade de integração entre quase todos os agentes envolvidos, inclusive a legislação. Ela conquistou vitórias importantes como o Estatuto da Cidade e leis ambientais que incluíram questões técnicas, econômicas, ambientais, legais, sociais e humanas. Surgiu, nessa época, o conceito de efetividade, que significa a capacidade de atender às exigências do contexto no qual uma solicitação está inserida.

No caso da indústria da construção civil, a efetividade implica em um compromisso real com objetivos e demandas. Ela admite e incorpora diversos elementos e variáveis relacionados ao desempenho do elemento humano. Neste sentido, o conceito de responsabilidade social nasce e se propaga por quase todos os segmentos produtivos, inclusive a indústria da construção civil. Para estimular e premiar as ações desse tipo, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, desde 2005, promove o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. Ela cria um mecanismo de reconhecimento dos esforços conjuntos do setor na busca por uma sociedade com melhor qualidade de vida. Isso é de grande importância para incentivar que cada vez mais empresas da área de construção civil atuem de forma responsável na construção de obras para a sociedade.

Principais Clientes:

  

 Descubra por que a Paineira Engenharia tem experiencia no setor

contado-paineira-menor

trabalheconosco-paineira-menor

Conheça os projetos da Paineira Engenharia: