Contato: 3214-5400 | contato@paineira.eng.br

Quais são as partes de um túnel?

.entry-header -->

túnel

O túnel é um grande feito da engenharia, constituindo uma Obra de Arte Especial (OAE). É solução para estradas, ferrovias, utilidades públicas e telecomunicações. Muitos são os fatores que devem ser observados antes de uma construção e a maioria dos túneis apresentam partes em comum. Confira quais são elas:

Portal

É a entrada e saída de um túnel. Como as cidades dão grande valor a estética, o material usado ao seu redor pode não ser o mesmo usado no restante do túnel. Essa obra não se limita a apenas dois portais, podendo ter três ou mais, para acomodar diferentes direções de tráfego. Um fator importante ao elaborar um projeto de um túnel é colocar o portal acima do nível de inundação, principalmente se estiver em um declive.

Coroa

É a parte superior, o “teto do túnel”, que pode ser feita de diversas maneiras, dependendo do método usado na construção. Uma das máquinas mais usadas é a tuneladora, conhecida como tatuzão, um cilindro de aço reforçado. Ela cava mecanicamente o solo ou a rocha e a parte de cima do buraco se torna a coroa.

Base

É a parte inferior do túnel, na maioria das vezes constituída de rodovias ou ferrovias. Pode ser plana ou formar uma curva seguindo a linha do arco. Um túnel mal construído pode causar elevação da base, que é algo altamente perigoso caso haja tráfego de pessoas ou veículos. Além de poder custar milhões com trabalhos de reparação e manutenção.

Escuto e revestimento

O escudo é uma estrutura temporária que dá suporte na superfície do túnel enquanto ele é escavado em solos não consistentes. O solo nativo muitas vezes pode ser instável, por isso é necessário um sistema forte de apoio para manter o espaço escavado aberto. Sua função é segurar a abertura do túnel antes que ele seja revestido permanentemente. Já o revestimento substitui gradualmente o escudo. É a parede permanente do túnel, geralmente feito de ferro fundido, concreto ou aço.

A Paineira Engenharia está cada dia mais presente na execução de OAE realizadas no Brasil. Ela atua na elaboração de projetos, consultoria, supervisão e execução das mais diversas obras que compreendem estruturas diferenciadas como pontes, viadutos, túneis e outros tipos de empreendimentos necessários na implantação rodoviária ou obras de grande porte que envolvam processos de licitação.

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.