O papel das juntas de dilatação e aparelhos de apoio na OAE

O papel das juntas de dilatação e aparelhos de apoio na OAE

As juntas de dilatação e aparelhos de apoio são recursos essenciais para o bom desempenho de obras de arte especiais (OAE). As juntas são aberturas feitas nas estruturas que proporcionam a movimentação dela e reduz tensões indesejáveis que podem provocar fissuras. Elas ajudam também na vedação impedindo a passagem de águas pluviais e materiais sólidos. Já os aparelhos de apoio são considerados elementos de vinculação que associam as peças estruturais e permitem a sua movimentação.

Evolução dos materiais

Os aparelhos de apoio, principalmente os de policloropreno (neoprene) e politetrafluoretileno (teflon), são considerados os mais usados pelos projetistas no Brasil e sofreram uma evolução significativa com a construção da Ponte Rio-Niterói (Presidente Costa e Silva).

A publicação da NBR 9.783 – Aparelhos de Apoio de Elastômero Fretado- em 1987, proporcionou aos contratantes realizarem um controle de qualidade semelhante aos dos países desenvolvidos.

Tanto as juntas de dilatação quanto os aparelhos de apoio sofreram grande evolução ao longo dos anos. As juntas, por exemplo, apresentam diversas alternativas na fabricação. Elas possuem perfis elastoméricos, muito utilizados, juntas mistas (metálicas e elastoméricas) usadas em estruturas com grandes movimentações longitudinais.

Projeto
As características da estrutura e a experiência do projetista são fatores primordiais na escolha do tipo de junta e de aparelho de apoio. Eles devem ser especificados pelo engenheiro estrutural, deve levar em conta os deslocamentos e os esforços horizontais que a estrutura suportará.

Confira as principais informações que devem ser apresentadas em um projeto de junta de dilatação para a sua empresa:

– Materiais que deverão ser usados como selantes;
– Memorial descritivo;
– Plantas com detalhamentos específicos;
– Especificação e localização das juntas e dos selantes que serão utilizados;
– Planilha quantitativa de serviços e materiais aplicados;
– Forma de aplicação dos selantes;
– Necessidade de adesivos;
– Definição das dimensões das juntas;
– Definição dos serviços que serão realizados;
– Previsão de eventuais proteções ou acabamentos.

Por isso, deixe a construção das obras de artes especiais da sua cidade em boas mãos e exija as juntas de dilatação e aparelhos de apoio adequadas para o sucesso do seu empreendimento!

Fechar Menu