O que é saneamento básico?

O que é saneamento básico?

saneamento

Saneamento básico é uma série de procedimentos que buscam conservar o meio ambiente, melhorar a saúde e vida dos habitantes, preservando o bem-estar físico, mental e social.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social.

Suas atividades, consideradas pela Constituição na forma de Lei nº 11,445 de 2007, englobam o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

No Brasil, o mais comum são os serviços de acesso à água potável, à coleta e ao tratamento dos esgotos. Segundo pesquisa do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2012), esse setor gerou 726,6 mil empregos diretos e indiretos em todo o país com receitas totais, em água e esgotos, de R$ 83,2 bilhões. Ainda de acordo com a pesquisa:

  • 82,7% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada e
  • 48,3% da população têm acesso à coleta de esgoto.

A lei federal determina que essas medidas devem ser adotadas pelos três níveis de governo (Municipal, Estadual e Federal) e a prestação de serviço pode ficar a cargo do município ou por concessionária pública e/ou privada. Esse é um dos comprometimentos da Paineira Engenharia que, assim como outras empresas de saneamento, atua e contribui para o desenvolvimento nacional.

Um país que possui saneamento básico eficiente é considerado um país desenvolvido, pois seus serviços oferecem água e esgoto tratados para a população. Com isso, é possível diminuir a taxa de mortalidade infantil, melhorar a educação, aumentar o turismo de uma região, valorizar imóveis e, entre tantos outros, preservar e cuidar do meio ambiente.

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Fechar Menu