5 fatores importantes para a construção de um edifício

5 fatores importantes para a construção de um edifício

edifício

Ao construir prédios residenciais, é preciso ter um projeto que identifique as potencialidades do terreno e que supra as necessidades dos residentes. Alguns erros podem ter sérios prejuízos. Confira alguns fatores que a Paineira Engenharia considera indispensável no planejamento de um edifício, pensando nos futuros moradores.

Posição do Sol

Uma das principais estratégias para a construção de uma casa é a posição do sol. Pensando-se no trajeto que o sol faz no hemisfério Sul, as frentes Norte e Leste são as mais favoráveis, pois permitem uma maior incidência de raios solares no inverno durante quase todo o dia. Já no verão, os lados virados para o Norte ficam ensolarados de 9h as 15h, proporcionando mais conforto térmico no período noturno. Portanto, é aconselhável que os principais cômodos da casa, como cozinha, salas e dormitórios fiquem voltados para as frentes Norte e Leste. A Paineira estuda essas posições para oferecer as melhores condições, já que o sol é de grande importância para a saúde.

Iluminação

Outro fator importante do estudo da posição do sol é a iluminação. Ter um projeto de edifícios voltados para a melhor localização do sol faz com que luzes não precisem ser acesas durante o dia. Na execução de alguns prédios, cômodos muito escuros são construídos e isso gera um custo maior de energia elétrica. A Paineira constrói edifícios residenciais que poupam o bolso do morador e ajudam na preservação do meio ambiente.

Ventilação

Ter um apartamento abafado não ajuda em nada. A ventilação refresca o ambiente e gera menor gasto de energia elétrica com ventiladores ou ar condicionado. Para promover a melhor circulação do ar no interior de uma edificação, deve-se ter um projeto com sistema de ventilação cruzada. Dessa forma, há um escoamento de ar entre aberturas localizadas em paredes opostas ou adjacentes, desde que sua localização produza um escoamento de ar que cruze diagonalmente os ambientes. A Paineira projeta ambientes com bastante ventilação natural, pois ela não apenas ajuda a regular a temperatura interna, como ainda melhora a qualidade do ar, reduz a presença de gases tóxicos e diminui os riscos de alergias e problemas respiratórios.

Conduites separados: energia e comunicação

Conduites que passam fios de energia elétrica não podem ser os mesmos para passar cabos de comunicação. É preciso definir os pontos de tomadas e interruptores, bem como os locais onde provavelmente ficarão as televisões e entradas de telefone e cabo de internet e separar os conduites para cada especificação, para não se misturarem com o da rede elétrica. A Paineira pensa nisso antes para que futuros residentes não precisem ter que quebrar a parede depois do apartamento pronto.

Serenidade

Ter pressa na elaboração do projeto e na execução da obra pode resultar em pontos falhos e incompletos. Tudo deve ser feito com extrema calma, dedicação e responsabilidade, para que não haja incômodo para os residentes. A Paineira conta com equipe qualificada para atuação nos mais diferentes tipos de obras, tem um atendimento personalizado para atender a demanda e executa com agilidade e perfeição.

Saiba porque escolher obras da Paineira Engenharia e conheça os edifícios residenciais entregues pela empresa.

Fechar Menu